terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Goji Berry–Lycium barbarum

 

Goji

Uma verdadeira dádiva da natureza! Seu apelido é : A fruta da longevidade.

A goji é, talvez, a fruta mais rica do planeta em termos nutricionais. Ela é uma fonte completa de proteínas e contém dezenove aminoácidos (assim como o polén), dentre eles oito aminoácidos essenciais. Contém açúcares de cadeia longa, conhecidos como polissacarídeos, que fortificam o sistema imunológico. É um alimento obrigatório para quem quer ter uma saúde perfeita!

Uma pessoa de 70 anos de idade produz apenas um décimo do hormônio de crescimento (HGH) produzido por uma pessoa de 20 anos de idade. Esse declínio se assemelha à deteriorização física, que provoca baixos níveis de energia, perda de massa muscular e tendência a armazenar gordura corporal. A estimulação da produção natural do hormônio do crescimento nos ajuda a sentir, a parecer e a funcionar

como uma pessoa mais jovem. A goji ajuda nosso corpo a fazer isso de várias maneiras interessantes. Há evidências de que a goji aumenta a longevidade porque tem alto teor de sesquiterpeno, cujas propriedades antinflamatórias estimulam as glândulas pituitária e pineal, o que ampliz a produção glandular do hormônio do crescimento. A goji é o único alimento conhecido que confirmadamente é um secretagogo (secretagogo é uma substância que estimula a produção do hormônio do crescimento). A goji também é rica em L-glutamina e L-arginina, esses dois aminoácidos trabalham juntos para impulsionar os níveis de hormônio de crescimento, de modo a revitalizar a aparência e o metabolismo humano. A goji é a fonte mais rica de carotenoides antioxidantes, principalmente o betacaroteno ( a goji contém mais betacaroteno que a cenoura! ). Os carotenoides são pigmentos antioxidantes lipossolúveis naturais. A goji também contém dois antioxidantes-chave para a saúde da visão: zeaxantina e luteína. Os radicais livres atacam os olhos, e a zeaxantina e a luteína protegem contra eles e ajudam a reparar os danos. Estes antioxidantes se concentram no centro da retina e protegem o olho contra a maioria das causas mais comuns de perda de visão relacionadas à idade, incluindo a degeneração macular, a catarata e a retinopatia causada por diabetes.

A goji contém, talvez, a mais alta concentração de zeaxantina de todos os super-alimentos naturais ou dos produtos herbais que existem atualmente no mercado.

A goji ajuda o organismo a produzir colina, um composto essencial que combate os danos causados pelos radicais livres, ligados à degeneração neurológica e ao mal de Alzheimer.

A goji ajuda a evitar o estreitamento das artérias que fornecem oxigênio e nutrientes para todas as células. A goji tem a habilidade de combater um fator-chave de doenças do coração: o colesterol oxidável. O colesterol torna-se especialmente perigoso quando se oxida, que é o resultado da ação de radicais livres. Gorduras oxidadas, uma vez no sangue, prendem-se às paredes das artérias juntamente com as nanobactérias formadoras de cálcio, e isso origina placas. Nosso corpo tem uma defesa para agir contra isso, representado por uma enzima chamada superóxido dismutase (SOD), um superantioxidante, e previne a oxidação do colesterol. Uma pesquisa chinesa mostra que a ingestão de goji pode aumentar a produção de SOD pelo organismo.

2 comentários:

  1. Olá Fontoura!
    Após ler o poste, bem que me apetecia uma taça desta maravilha. Mas, aqui em Portugal nunca vi à venda. Vou estar mais atenta.
    Quero me tornar longeva.

    ResponderExcluir
  2. Olá Higeia,
    Estou torcendo desde já para que encontre as Goji's por aí! Essa foi uma das minhas mais importantes descobertas no ano passado, estou tentando plantá-las aqui, mas por enquanto sem sucesso... não vou parar até conseguir!
    Quando encontrar não deixe de me contar. ;)

    ResponderExcluir