domingo, 26 de dezembro de 2010

O que são enzimas?



Enzimas fazem tudo funcionar em nosso corpo, sem elas, nós seríamos uma pilha de átomos sem vida. Enzimas são os catalizadores de todas as reações químicas no corpo – digestão, imunidade, e todas as outras funções regenerativas e metabólicas. Pensem nelas como a “força” que ajuda você a andar, falar, digerir os alimentos e “funcionar”. Quimicamente elas fazem o nosso metabolismo usar os nutrientes que foram ingeridos. Biologicamente elas são nossa “energia viva”.
Existem três categorias de Enzimas:
As enzimas metabólicas ocorrem naturalmente no nosso corpo e agem como catalizadores que nos permite, ver, ouvir, sentir e pensar. As enzimas metabólicas agilizam as reações químicas dentro das células para desintoxicar e produzir energia.
As enzimas digestivas são produzidas pelo nosso corpo. Elas que “quebram” o alimento e assimilam os nutrientes. Se nós comemos uma dieta predominantemente cozida e processada, nós sobrecarregamos nosso pâncreas a produzir mais enzimas digestivas. Se nosso pâncreas estiver fraco e não for capaz de fornecer estas enzimas, então estas enzimas serão “roubadas” de outros órgãos, quando isso ocorre nós enfraquecemos.
As enzimas alimentares vem dos alimentos que nós ingerimos. Todas as frutas e vegetais já vem com suas próprias enzimas, e elas são próprias para a digestão desses alimentos. As frutas que contem uma enorme quantidade de enzimas são: mamão papaya, abacates, bananas e as mangas.
Quando nós nascemos, temos um depósito de enzimas. Pense como um “banco de enzimas” , se nós não fizermos depósitos regulares nesta conta, comendo alimentos que contenham enzimas que são os alimentos crus, e ainda continuamos a ingerir alimentos cozidos usando nosso suprimento de enzimas para digeri-los, estaremos mais suscetíveis ao envelhecimento, às doenças e a uma morte prematura.
Sem as enzimas apropriadas para quebrar os alimentos que nós ingerimos, começamos a acumular em nosso sistema, restos de materiais que não foram digeridos. Isto nos leva ao ganho de peso, inflamação, problemas digestivos e cansaço. Falta de enzimas, doenças e falta de energia, andam lado a lado.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Porque consumir alimentos crus? - Raw Food




Frutas e vegetais atingem seu máximo valor nutricional quando consumidos em seu estado natural, frescos e imediatamente após serem colhidos. O que a maioria das pessoas não sabem é que o cozimento destrói cerca de 85% dos nutrientes e 100% das enzimas. Quando você ingere um alimento cozido, seu corpo precisa usar suas próprias enzimas para poder digerir o alimento ; isto explica porque a maioria das pessoas se sentem cansadas, pesadas e sem energia após comer uma refeição cozida. O uso constante desse “estoque” de enzimas do nosso corpo comendo alimentos cozidos, é o precursor das doenças e das condições degenerativas que a maioria considera uma parte normal do envelhecer. Adicionando uma quantidade maior de alimentos crus e vivos na sua dieta nós estamos restaurando a vitalidade e a energia de todo o nosso sistema.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Qual a idade da sua comida?



Os produtos que consumimos vem de fazendas ou sítios, apesar da distância, eles são fruto do milagre da agricultura, mantendo a qualidade e a frescura direto da fazenda; mas... qual a idade da sua comida? Se você pensar, realmente, na melhor das hipóteses seu alimento está viajando por mais de 500km até que chegue a  você  e no processo todo, após a colheita, seleção, embalo, transporte, supermercado e finalmente sua mesa, se passam pelo menos uma semana; surge então outra questão: qual o valor nutricional biodisponível para o seu corpo de um alimento que foi colhido a pelo menos 7 dias atrás? Se você tiver sorte, conseguirá 40% do que precisa. Além disso são aplicados pesticidas, herbicidas, fungicidas, inseticidas ... alguns desses alimentos são geneticamente modificados (GMO) outros são híbridos. Você reparou que quando compramos um saco de feijão diretamente de um produtor, é muito comum que este feijão carunche, mas quando compramos de um supermercado ele fica meses intacto, nós as vezes achamos que o do supermercado é de “melhor” qualidade, não passa pelas nossas mentes que eles não caruncham porque estão “envenenados” e ficam a prova de pragas.


Veja está reportagem: Alimentos com prazo de validade vencido 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Saúde vem da horta

 
O protagonista deste vídeo chama-se Edson Hiroshi, escritor, engenheiro agrícola e 
fundador da Ecovila Clareando. Ecovila Clareando

sábado, 4 de dezembro de 2010

Alimentos Vazios

Para que seja possível atingir a Saúde Ideal é preciso traçar um Plano Estratégico que nos guie na direção certa, aos poucos atingindo o peso correto e então a nossa saúde como um todo irá se adequando a uma nova e melhor realidade.
  Normalmente levamos anos para desequilibrar o corpo e a saúde, depois queremos resolver tudo num piscar de olhos e isso não é bom, pois, tem um custo muito alto para o nosso bem estar. Precisamos mudar nossos hábitos aos poucos e adquirir conhecimento sobre todo o processo que leva a esse desequilíbrio, esclarecendo assim cada ponto confuso ou obscuro com que for encontrando durante a jornada.

  Existem muitos mitos a respeito de emagrecimento e saúde, aqui nós vamos esclarecer muitos deles, alguns até chocantes. É impressionante o número cada vez maior de pessoas que sofrem de obesidade e observamos com freqüência o sofrimento delas....bem....isso não precisa ser assim! Atingir o peso ideal e a saúde perfeita pode ser um processo fácil e descomplicado, porém requer disciplina e mente aberta!
  Outro dia, navegando pela net, vi um comentário interessante...Uma garota estava querendo eliminar peso e decidiu começar uma dieta em um dia de sábado; no domingo  seus familiares fizeram vários hambúrgueres e ela adiou a dieta para a semana seguinte. Pensei comigo mesmo: “Que tipo de decisão ela tomou? Já abandonou a dieta no segundo dia!!!”
  Por sorte existem estratégias bem mais interessantes, como por exemplo: incluir alimentos saudáveis ao invés de ficar proibindo coisas. Obviamente que deixaremos aqui bem claros quais os alimentos são destruidores da nossa saúde e quais são os alimentos que nos fazem bem. Ao ingerir alimentos saudáveis, será possível observar que a vontade de comer alimentos pouco saudáveis diminui naturalmente; pois os mesmos não parecerão mais tão agradáveis. A quantidade ingerida diminui consideravelmente, porque quando utilizamos alimentos que “realmente alimentam” a saciedade se instala com uma quantidade menor de comida e a sensação é a de que estamos nutridos de verdade, principalmente ao descobrir melhoria das funções orgânicas!
  A maioria das pessoas não sabe (ou finge não saber) que os alimentos de fast food não possuem os nutrientes necessários existentes em uma refeição; eles enganam nossos sentidos, “enchem a barriga” e dão uma falsa sensação de saciedade, mas a verdade é a seguinte: não fomos nutridos! Os alimentos integrais, orgânicos realmente nutrem o nosso corpo com o que ele precisa. Outro fenômeno interessante é o do nosso paladar, ele simplesmente se habitua a de baixa qualidade como as de fast food, e depois estranha os alimentos mais naturais e saudáveis; então para que o corpo se equilibre e o inverta o processo é necessário um pouco de tempo...... depois de um certo tempo de alimentação correta ocorre o inverso, passamos a estranhar os alimentos ruins e passaremos a gostar e saborear mais os alimentos saudáveis!